Panorama do uso de tecnologias digitais no Brasil
O uso de tecnologias digitais está cada vez mais difundido no Brasil. A Pesquisa TIC Domícilios 2022, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostrou que o acesso à internet e o uso de tecnologias digitais estão crescendo no país.

Acesso à internet
Em 2022, 80% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2021. Esse percentual significa que 60 milhões de domicílios brasileiros têm acesso à internet.
O acesso à internet cresceu em todas as regiões do país, mas ainda há desigualdades. A região Sudeste é a que tem o maior percentual de domicílios com acesso à internet (92,1%), seguida pela região Sul (90,3%), Centro-Oeste (88,5%), Nordeste (78,9%) e Norte (74,2%).
Uso da internet
Em 2022, 81,7% das pessoas com 10 anos ou mais usavam a internet, um aumento de 2,3 pontos percentuais em relação a 2021. Esse percentual significa que 117 milhões de pessoas com 10 anos ou mais usavam a internet.
O uso da internet também cresceu em todas as regiões do país, mas com desigualdades também observadas. A região Sudeste é a que tem o maior percentual de pessoas que usam a internet (87,4%), seguida pela região Sul (85,2%), Centro-Oeste (83,3%), Nordeste (76,2%) e Norte (70,3%).
Indicador | Valor |
---|---|
Acesso à internet | 80% dos domicílios |
Uso da internet | 81,7% das pessoas com 10 anos ou mais |
Atividades online mais comuns | Buscar informações, enviar e receber e-mail, usar redes sociais, assistir a vídeos e comprar online |
Ferramentas digitais | 98% dos domicílios possuem pelo menos um computador ou tablet, e 95% possuem pelo menos um telefone celular |
Diferenças entre grupos | O acesso à internet e o uso de tecnologias digitais ainda são mais baixos entre mulheres, idosos, pessoas com menor escolaridade e pessoas que vivem em áreas rurais |
Atividades online
As atividades online mais comuns são:
- Buscar informações (91,4%)
- Enviar e receber e-mail (88,4%)
- Usar redes sociais (85,6%)
- Assistir a vídeos (79,4%)
- Comprar online (72,8%)
Ferramentas digitais
Aproximadamente 98% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um computador ou tablet, e 95% possuem pelo menos um telefone celular.
Diferenças entre grupos
O acesso à internet e o uso de tecnologias digitais ainda são mais baixos entre mulheres, idosos, pessoas com menor escolaridade e pessoas que vivem em áreas rurais.
- Mulheres: As mulheres ainda usam a internet menos do que os homens. A taxa de uso da internet entre as mulheres é de 77,7%, enquanto a taxa entre os homens é de 85,7%.
- Idosos: Os idosos ainda usam a internet menos do que as pessoas mais jovens. A taxa de uso da internet entre as pessoas com 60 anos ou mais é de 50,6%, enquanto a taxa entre as pessoas com 15 a 29 anos é de 92,9%.
- Pessoas com menor escolaridade: As pessoas com menor escolaridade ainda usam a internet menos do que as pessoas com maior escolaridade. A taxa de uso da internet entre as pessoas com nível fundamental incompleto é de 58,2%, enquanto a taxa entre as pessoas com nível superior é de 95,3%.
- Pessoas que vivem em áreas rurais: As pessoas que vivem em áreas rurais ainda usam a internet menos do que as pessoas que vivem em áreas urbanas. A taxa de uso da internet entre as pessoas que vivem em áreas rurais é de 66,5%, enquanto a taxa entre as pessoas que vivem em áreas urbanas é de 86,4%.
Impactos do uso de tecnologias digitais
O uso de tecnologias digitais tem impactos positivos na vida das pessoas, como:
- Acesso a informações e serviços
- Melhoria da comunicação e da interação social
- Oportunidades de educação e emprego
Desafios
Ainda há desafios a serem superados para garantir que todos tenham acesso às oportunidades proporcionadas pelas tecnologias digitais. Esses desafios incluem:
- Redução das desigualdades
- Promoção da inclusão digital
- Educação para o uso seguro e responsável das tecnologias digitais
Conclusão
O uso de tecnologias digitais está cada vez mais difundido no Brasil. Esse crescimento é positivo, pois traz oportunidades para as pessoas em diversas áreas da vida. No entanto, ainda há desafios a serem superados para garantir que todos tenham acesso às oportunidades proporcionadas pelas tecnologias digitais.
O sucesso dos nossos clientes
é o nosso marketing.