Panorama do uso de tecnologias digitais no Brasil

SAMILO LOPES • 29 de janeiro de 2024

O uso de tecnologias digitais está cada vez mais difundido no Brasil. A Pesquisa TIC Domícilios 2022, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostrou que o acesso à internet e o uso de tecnologias digitais estão crescendo no país.



pessoa segurando celular com a mão



Acesso à internet


Em 2022, 80% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2021. Esse percentual significa que 60 milhões de domicílios brasileiros têm acesso à internet.


O acesso à internet cresceu em todas as regiões do país, mas ainda há desigualdades. A região Sudeste é a que tem o maior percentual de domicílios com acesso à internet (92,1%), seguida pela região Sul (90,3%), Centro-Oeste (88,5%), Nordeste (78,9%) e Norte (74,2%).


Uso da internet


Em 2022, 81,7% das pessoas com 10 anos ou mais usavam a internet, um aumento de 2,3 pontos percentuais em relação a 2021. Esse percentual significa que 117 milhões de pessoas com 10 anos ou mais usavam a internet.


O uso da internet também cresceu em todas as regiões do país, mas com desigualdades também observadas. A região Sudeste é a que tem o maior percentual de pessoas que usam a internet (87,4%), seguida pela região Sul (85,2%), Centro-Oeste (83,3%), Nordeste (76,2%) e Norte (70,3%).



Indicador Valor
Acesso à internet 80% dos domicílios
Uso da internet 81,7% das pessoas com 10 anos ou mais
Atividades online mais comuns Buscar informações, enviar e receber e-mail, usar redes sociais, assistir a vídeos e comprar online
Ferramentas digitais 98% dos domicílios possuem pelo menos um computador ou tablet, e 95% possuem pelo menos um telefone celular
Diferenças entre grupos O acesso à internet e o uso de tecnologias digitais ainda são mais baixos entre mulheres, idosos, pessoas com menor escolaridade e pessoas que vivem em áreas rurais



Atividades online


As atividades online mais comuns são:

  • Buscar informações (91,4%)
  • Enviar e receber e-mail (88,4%)
  • Usar redes sociais (85,6%)
  • Assistir a vídeos (79,4%)
  • Comprar online (72,8%)



Ferramentas digitais


Aproximadamente 98% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um computador ou tablet, e 95% possuem pelo menos um telefone celular.


Diferenças entre grupos


O acesso à internet e o uso de tecnologias digitais ainda são mais baixos entre mulheres, idosos, pessoas com menor escolaridade e pessoas que vivem em áreas rurais.


  • Mulheres: As mulheres ainda usam a internet menos do que os homens. A taxa de uso da internet entre as mulheres é de 77,7%, enquanto a taxa entre os homens é de 85,7%.


  • Idosos: Os idosos ainda usam a internet menos do que as pessoas mais jovens. A taxa de uso da internet entre as pessoas com 60 anos ou mais é de 50,6%, enquanto a taxa entre as pessoas com 15 a 29 anos é de 92,9%.


  • Pessoas com menor escolaridade: As pessoas com menor escolaridade ainda usam a internet menos do que as pessoas com maior escolaridade. A taxa de uso da internet entre as pessoas com nível fundamental incompleto é de 58,2%, enquanto a taxa entre as pessoas com nível superior é de 95,3%.


  • Pessoas que vivem em áreas rurais: As pessoas que vivem em áreas rurais ainda usam a internet menos do que as pessoas que vivem em áreas urbanas. A taxa de uso da internet entre as pessoas que vivem em áreas rurais é de 66,5%, enquanto a taxa entre as pessoas que vivem em áreas urbanas é de 86,4%.


Impactos do uso de tecnologias digitais


O uso de tecnologias digitais tem impactos positivos na vida das pessoas, como:


  • Acesso a informações e serviços


  • Melhoria da comunicação e da interação social


  • Oportunidades de educação e emprego



Desafios


Ainda há desafios a serem superados para garantir que todos tenham acesso às oportunidades proporcionadas pelas tecnologias digitais. Esses desafios incluem:


  • Redução das desigualdades


  • Promoção da inclusão digital


  • Educação para o uso seguro e responsável das tecnologias digitais



Conclusão


O uso de tecnologias digitais está cada vez mais difundido no Brasil. Esse crescimento é positivo, pois traz oportunidades para as pessoas em diversas áreas da vida. No entanto, ainda há desafios a serem superados para garantir que todos tenham acesso às oportunidades proporcionadas pelas tecnologias digitais.


Um logotipo para hack digital com um astronauta segurando uma bandeira.

O sucesso dos nossos clientes

é o nosso marketing.

Saiba mais
Por SAMILO LOPES 15 de abril de 2025
Neste programa, publicado em 12 de abril, recebo Mariana Pulegio e André Yano para falarmos sobre marketing para assessores de investimentos.
Por SAMILO LOPES 15 de abril de 2025
Neste episódio, publicado em 11 de abril, abordo os impactos das tarifas comerciais internacionais de Donald Trump e seus impactos no marketing.
Por SAMILO LOPES 5 de abril de 2025
Neste programa, publicado em 05 de abril, recebo Lucas Ribeiro para falarmos de marketing de tecnologia e franquias.
Ver mais